Debêntures: isto é uma forma de investimento?

Debêntures: isto é uma forma de investimento?

01 de Julho de 2023

O assunto da semana é mais uma forma possível de diversificar o portfólio dos investidores: as debêntures!

 

Não tão conhecida pela maior parte das pessoas, uma debênture é um título de dívida de uma empresa que oferece direito de crédito ao investidor, que é remunerado por juros, sejam eles prefixados ou pós-fixados. Assim, vemos que também é um título de renda fixa.

 

Em outras palavras, você está emprestando dinheiro para uma empresa, de forma “semelhante” ao que ocorre nos CDBs, LCIs ou LCAs, mas a diferença é que naqueles a contraparte é uma instituição bancária e há cobertura pelo FGC, já as debêntures são emitidas por empresas e não têm cobertura do fundo garantidor de créditos.

 

A vantagem para as empresas é que nesta forma de captação de recursos (dívida), são elas que definem as condições da emissão. Logo, as debêntures acabam sendo uma forma mais flexível de captação de recursos, além de mais barata do que um financiamento bancário tradicional, com juros menores.

 

Mas qual seria a vantagem de possuir debêntures de uma empresa?

 

A remuneração! Por se tratar de um título com um risco de crédito um pouco maior, tendo em vista que não há cobertura pelo FGC, a remuneração oferecida é maior do que a encontrada normalmente em CDBs, LCIs ou LCAs.

 

Em que pese haver um risco maior por se enquadrar no segmento de crédito privado, existem casos de empresas muito sólidas e lucrativas que emitem debêntures, o que reduz o risco de crédito nestes casos, e aliados a uma melhor remuneração podem compor uma carteira de investimentos equilibrada e rentável.

 

O prazo de investimento normalmente é longo, de 5 anos ou mais, portanto é indicado para investidores que não pretendem utilizar o dinheiro no curto/médio prazo.

 

Existem diversos tipos de debêntures, que podem ser: conversíveis, simples, incentivadas, comuns, permutáveis, perpétuas ou participativas.

 

Não explicarei cada um deles para não nos estendermos muito, mas o que merece maior atenção e o que mais gosto são as Debêntures Incentivadas!

 

As debêntures incentivadas captam recursos para projetos específicos, voltados ao desenvolvimento da infraestrutura do país. Foram regulamentadas pela lei 12.431/2011, que concedeu isenção de Imposto de Renda sobre seu rendimento, como incentivo para despertar o interesse dos investidores. Esta é a principal vantagem do produto, que potencializa os rendimentos em relação aos títulos de renda fixa convencionais.

 

Alguns setores são prioritários para a emissão: logística, transporte, saneamento básico, energia, entre outros.

 

Enfim, é importante destacar que, se este tipo de investimento estiver de acordo com o seu perfil de investidor, a escolha das debêntures deve ser feita de forma muito criteriosa, com avaliação minuciosa da empresa emissora e das demais características relevantes da oferta!

 

Na Rissardi Consultoria nós fazemos este trabalho para você. De acordo com o seu perfil e prazo de investimento é possível ter uma carteira de investimentos rentável e com risco controlado.

 

Gostou deste conteúdo? Então você precisa baixar nosso E-BOOK GRATUITO: Aprenda a lnvestir do Zero! 

 

Basta clicar neste link: EU QUERO MEU E-BOOK GRÁTIS

 

Gustavo Rissardi

Analista Profissional de Investimentos CNPI 2328

Fique por dentro de todas as novidades e os melhores investimentos financeiros.

Cadastre-se agora para receber!