Ultimamente o Índice Ibovespa, que serve como termômetro do desempenho da Bolsa brasileira, ultrapassou a marca dos 130.000 pontos, representando o maior valor nominal de sua história.
Em momentos como o atual, muitas pessoas me perguntam se é a hora de entrar na Bolsa, normalmente pensando em ganhos rápidos. Enquanto outros me perguntam se é hora de vender as ações que possui, com “medo” de uma desvalorização após as grandes variações positivas.
Para aqueles que somente se animaram agora a respeito do investimento em ações, após as sucessivas altas recentes, venho aqui trazer um sinal de Atenção! Este não deve ser o foco! Um investidor comum não deve entrar em Renda Variável somente em busca de ganhos rápidos ou porque a Bolsa subiu.
O foco do investidor que possui ou pretende investir em ações deve ser o longo prazo, em busca de uma carteira que lhe proporcione rendimentos, a conhecida Renda Passiva! O investimento não deve ser feito por conta de acontecimentos, mas sim por fundamentos...
Vale lembrar aqui os ensinamentos de Warren Buffet, considerado o maior investidor de todos os tempos, que já disse: “Seja cético quando os outros estão gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”.
Isto não quer dizer que os investidores que possuem ações em carteira devam vendê-las neste momento, muito pelo contrário, devem voltar-se ao foco que é o longo prazo e manter suas ações para acumulá-las cada vez mais ao longo do tempo para gerar a sua renda passiva. Por outro lado, quem está começando agora precisa ter muito cuidado, pois é necessário ter um olhar mais cético para encontrar boas oportunidades.
Mesmo neste patamar, ainda existem algumas oportunidades sim, entretanto é preciso saber onde encontrá-las e como fazer este garimpo.
Gostou deste conteúdo? Então você precisa baixar nosso E-BOOK GRATUITO: Aprenda a lnvestir do Zero!
Basta clicar neste link: EU QUERO MEU E-BOOK GRÁTIS
Gustavo Rissardi
Analista Profissional de Investimentos CNPI 2328