Entenda sobre a melhor forma de investir em ações!
Bastante difundida pelo investidor mais reconhecido do mundo, Warren Buffet (com fortuna atualmente avaliada em US$ 93,2 bilhões), o buy and hold é uma estratégia de longo prazo que pode ser utilizada em qualquer tipo de ação ou fundo e é direcionado a quem quer investir visando aumentar seus lucros futuros.
Na sua tradução para o português, “buy and hold” significa, de forma literal, ”comprar e segurar”. Seria uma forma de investir em que você compra e guarda com um objetivo de longo prazo e com pensamento de sócio de empresas/negócios.
Em nossa visão, a forma mais racional de se investir é com o foco no recebimento de dividendos, que formarão a chamada Renda Passiva, que já comentamos em outras ocasiões.
Desta forma, o investidor mantém as suas ações em carteira, ou seja, se mantém sócio das empresas escolhidas e ao longo do tempo recebe os benefícios de ser titular de parcela da sociedade, que são principalmente os dividendos.
Estes dividendos podem ajudar na complementação de sua renda ou até suprir os seus gastos mensais, ocasião em que o investidor atinge sua liberdade financeira.
Analisando os pontos positivos e negativos do método, uma vantagem consiste em menores custos de transação, tendo em vista que se realiza um número menor de operações, logo o gasto com taxas é menor. Além disso, outra vantagem é não precisar ficar vendendo e comprando constantemente, o que minimiza os riscos, considerando que não há necessidade de acompanhar a volatilidade da bolsa de valores. Afinal, o conceito principal do buy and hold é confiar em longo prazo no crescimento da empresa.
Outro ponto positivo e talvez o mais importante é que as quedas do mercado passam a não ser alvo de preocupação. Isso porque o foco está no acúmulo de ações para receber seus futuros dividendos e eventuais quedas das cotações são vistas como oportunidade de comprar mais ações a preços mais atrativos, é como entrar em um “supermercado em liquidação”! Nestes momentos, o investidor que utiliza a técnica do buy and hold da forma correta e com reserva de oportunidades, costuma ter um ganho patrimonial muito elevado, por comprar ações mais baratas do que elas realmente valem.
Como diz Warren Buffet: “Compre ao Som dos Canhões e Venda ao Som dos Violinos”.
Já como desvantagem, mencionamos ser necessário ter bastante paciência e pensar em longo prazo, o que vai contra o psicológico da maioria das pessoas, principalmente investidores iniciantes, que normalmente gostariam de lucros imediatos. Entretanto, para estes lucros imediatos que os iniciantes tanto buscam, normalmente há riscos excessivos, o que a estratégia do buy and hold objetiva minimizar.
Outro fator possível de desvantagem é que uma empresa pode ser vista como uma boa oportunidade de investimento hoje, mas há muitas variáveis que podem influenciar seu futuro. Não há garantias de que ela continue sendo um bom investimento e muito menos que irá crescer com o tempo.
De toda forma, as decisões de investimento devem se basear em uma profunda análise e sugere-se a utilização de relatórios específicos de profissionais de investimento.
Na Rissardi Consultoria nós fazemos este trabalho para você. De acordo com o seu perfil e prazo de investimento é possível ter uma carteira de investimentos rentável e com risco controlado.
Gostou deste conteúdo? Então você precisa baixar nosso E-BOOK GRATUITO: Aprenda a lnvestir do Zero!
Basta clicar neste link: EU QUERO MEU E-BOOK GRÁTIS
Gustavo Rissardi
Analista Profissional de Investimentos CNPI 2328