Conceitos Iniciais:
Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.
Quem compra uma ação na Bolsa de Valores está levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritário.
Nossa Visão:
Existem diversas formas e metodologias de investimento em ações, como por exemplo, análise fundamentalista, análise técnica, abordagens de curto prazo ou de longo prazo.
O nosso trabalho possui enfoque fundamentalista (value investing), com foco no longo prazo.
Afinal, o que é value investing (análise fundamentalista) ?
O investimento em valor (value investing) ou análise fundamentalista objetiva, em síntese, avaliar a saúde financeira das empresas, projetar seus resultados futuros e determinar o preço justo para as suas ações.
Para tanto, leva-se em consideração os chamados fundamentos da empresa, isto é, os fatores macro e microeconômicos que influenciam no seu desempenho.
A partir desta estimativa de quanto a empresa realmente vale, fixamos uma margem de segurança para verificar se o seu valor de mercado está super ou subavaliado.
A estratégia consiste em se tornar sócio de empresas sólidas, com bom histórico de resultados, crescimento de lucros e de receita, boa governança corporativa, endividamento saudável e pagadoras de dividendos, quando sua cotação estiver abaixo da margem de segurança estipulada.
Conforme pode ser visto no gráfico abaixo, margem de segurança é um percentual de desconto que aplicamos ao valor justo para determinarmos qual é o valor máximo que aceitamos pagar por determinado ativo. Assim, quanto maior a margem de segurança utilizada, menor será o risco do investimento e maior será o potencial de rentabilidade.
Segundo esta abordagem, o objetivo do investidor é se tornar sócio da empresa, ou seja, manter sua posição no longo prazo (acima de 5 anos) para usufruir dos lucros distribuídos, seja na forma de proventos (dividendos e juros sobre capital próprio), bonificações ou subscrições.
Desta forma, o propósito NÃO é a compra/venda de ações no curto prazo, com viés especulativo, o qual tenta se aproveitar das oscilações na cotação das empresas em um curto período de tempo. Nossa abordagem não consiste em trade, seja daytrade (compra e venda no mesmo dia) ou swing trade (compra e venda no curto prazo).
Nosso objetivo é a acumulação de ações (buy and hold) de empresas sólidas, com bom histórico de resultados, crescimento de lucros e receita, boa governança corporativa, endividamento saudável e pagadoras de dividendos e juros sobre capital próprio, com o objetivo de gerar renda passiva!
O que é renda passiva?
Consiste no recebimento de renda sem ter que dedicar seu tempo e/ou trabalho para tanto, ou seja, é a rentabilidade obtida através de dividendos de empresas, aplicações realizadas junto a instituições financeiras, investimentos em imóveis que geram renda através de aluguel, rendimentos obtidos a partir de direitos autorais, licenças de uso de nomes e patentes, pagamentos de pensão, entre outros.
Nosso foco com o investimento em ações é o recebimento de dividendos, que são participações pagas pelas empresas aos seus acionistas. Cada companhia tem uma política específica de participação nos lucros, e quando ela dá lucro, divide esse montante com quem comprou ações e tem uma fatia da empresa.
Acreditamos que a renda passiva gerada pelos dividendos de boas empresas é a melhor forma de garantir uma aposentadoria tranquila e a sua liberdade financeira!
Entretanto, para adquirir em ações, entendemos ser necessário que o investidor reúna as seguintes características:
- Foco no longo prazo: acima de 5 anos;
- Controle emocional;
- Disciplina;
- Suportar a volatilidade: em momentos de crise, o valor de mercado das suas ações pode se reduzir em 50%, por exemplo, sem que isso afete os lucros da empresa e os pagamentos de dividendos;
- Entender a diferença entre preço e valor: o valor de mercado não necessariamente representa qual o real valor da empresa;
“Se você não está pensando em possuir as ações por 10 anos, nem pense em possuí-lo por 10 minutos” – Warren Buffet
Ao utilizar uma boa metodologia de investimentos, comprando sólidas empresas com margem de segurança, no longo prazo, teremos excelentes retornos para os nossos investidores.
Ficou na dúvida se o investimento em ações é bom mesmo para você?
Responda ao nosso Teste de Perfil de Investidor e descubra quais são os melhores investimentos para o seu perfil!
AVISO LEGAL