Diferentes tipos de Fundos de Investimento

Diferentes tipos de Fundos de Investimento

11 de Maio de 2023

Nesta semana falaremos um pouco mais sobre fundos de investimento, explicando questões básicas sobre alguns tipos de fundos mais difundidos no mercado. Existem fundos de renda variável, renda fixa e multimercados para todos os perfis de investidor, objetivos e estratégias, e cabe ao investidor escolher quais deles se encaixam melhor no seu portfólio.

 

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) organiza os diferentes tipos de fundos de investimentos em quatro classes principais, quais sejam:

(1) Fundos de Renda fixa;

(2) Fundos de Ações;

(3) Fundos Multimercado; e

(4) Fundos Cambiais.

 

Vejamos alguns conceitos básicos de cada classe:

 

1 – Fundos de Renda Fixa:

 

Estes fundos são compostos por, no mínimo, 80% de ativos de renda fixa, como títulos públicos (Tesouro Direto), títulos privados e títulos de emissão bancária (CDB, LCI/LCA, por exemplo).

 

Seus ativos podem ser indexados à Taxa Selic ou IPCA (inflação), e ainda há subtipos como fundos de renda fixa de curto prazo, fundos de renda fixa referenciados e fundos de dívida externa.

 

Consequentemente, esses são os tipos de fundos de investimentos com menor risco e volatilidade do mercado e fazem parte da parcela mais conservadora e líquida da carteira.

 

Por outro lado, também existem fundos que, apesar de serem de renda fixa, podem possuir volatilidade por possuírem títulos pré-fixados na carteira, por conta da marcação a mercado. Este é o caso principalmente dos fundos cujo benchmark seja o índice IMA-B.

 

2 – Fundos de Ações:

 

Já estes fundos investem, no mínimo, 67% dos recursos em ações ou ativos relacionados, como bônus ou recibos de subscrição, certificados de depósito de ações, cotas dos fundos de índice de ações ou BDRs (Brazilian Depositary Receipts). São alternativas para quem quer começar a investir na bolsa, por permitirem o acesso a um portfólio de ações diversificado e ainda facilitar o recolhimento de IR.

 

Entretanto, por ser exposição à renda variável, têm maior risco devido à volatilidade e são indicados para investidores com perfil moderado a arrojado.

 

3 – Fundos Multimercado:

 

Esta classe de fundos investe em ativos de diversos mercados (como exemplo renda fixa, câmbio, ações, com diferentes combinações e porcentagens entre os segmentos), o que confere uma maior diversificação. Considerando sua versatilidade, existem muitos subtipos destinados a todos os perfis de investidor e de estratégia, além de diferentes níveis de volatilidade. São exemplos:

 

3.1 – Fundos long & short neutros: investem em renda variável (ações, opções, contratos) com neutralidade em relação ao risco, com posições compradas e vendidas;

 

3.2 – Fundos long & short direcionais: investem em renda variável com o objetivo de maximizar ganhos e lucrar com a formação de posições compradas e vendidas;

 

3.3 – Fundos macro: investem em diversas classes de ativos (ações, câmbio e renda fixa) com base no cenário macroeconômico de médio e longo prazo;

 

3.4 – Fundos trading: realizam diversos tipos de operações, objetivando lucrar com as oscilações de curto prazo.

 

4 – Fundos Cambiais:

 

Já os fundos cambiais buscam representar a variação de moedas estrangeiras como dólar ou euro (mínimo de 80% do patrimônio nesta classe de ativos). Assim, frequentemente são utilizados como proteção de carteira (hedge), ou seja, com o objetivo de proteger o poder de compra diante da oscilação da moeda.

 

Enfim, é importante destacar que a escolha dos fundos de investimento que farão parte da sua carteira deve ser muito criteriosa e não levar em consideração somente rentabilidade, mas sim diversos critérios, como: capacidade da gestão do fundo, qualificação da equipe envolvida, estratégia de investimento utilizada, correlação com os demais fundos da carteira, entre diversos outros pontos muito relevantes!

 

Na Rissardi Consultoria nós fazemos este trabalho para você. De acordo com o seu perfil e prazo de investimento é possível ter uma carteira de investimentos rentável e com risco controlado.

 

Gostou deste conteúdo? Então você precisa baixar nosso E-BOOK GRATUITO: Aprenda a lnvestir do Zero! 

 

Basta clicar neste link: EU QUERO MEU E-BOOK GRÁTIS

 

Gustavo Rissardi

Analista Profissional de Investimentos CNPI 2328

Fique por dentro de todas as novidades e os melhores investimentos financeiros.

Cadastre-se agora para receber!