Fundos de Investimento são uma boa alternativa?

Fundos de Investimento são uma boa alternativa?

05 de Setembro de 2022

Atualmente, fundos de investimento têm sido procurados por cada vez mais pessoas que querem sair da poupança em busca de uma alternativa mais rentável ou para diversificar seus investimentos sem ter que administrá-los no dia a dia.

 

Com eles, o investidor pode ter acesso a uma gestão profissional de carteira e possibilita a diversificação dos investimentos mesmo para quem tem pouco dinheiro.

 

Fundos de investimento são uma espécie de “condomínio” de investidores. São reunidos os recursos de diversas pessoas, com o intuito de serem aplicados em conjunto no mercado financeiro. Os ganhos ou prejuízos obtidos com os investimentos são divididos entre os seus cotistas, na proporção do valor investido por cada um.

 

O patrimônio do fundo é formado pela soma do dinheiro de todos os seus investidores cotistas, e este montante é investido Gestor do fundo (as conhecidas asset management). As decisões de investimento são sempre baseadas em objetivos e políticas predefinidos.

 

Consequentemente, os investimentos podem ser bem-sucedidos ou não – e isso determinará a valorização ou desvalorização das cotas dos fundos e isto também dependerá de qual tipo de fundo de investimento estamos falando, vejamos os principais:

a) Fundos de renda fixa;

b) Fundos de ações;

c) Fundos multimercado;

d) Fundos cambiais;

e) Fundos referenciados;

f) Fundos da dívida externa, entre outros.

 

Outro ponto importante é se atentar sobre quais são as taxas de administração e de performance!

 

Algumas taxas são cobradas dos investidores para remunerar as instituições envolvidas com o fundo – como o administrador e o gestor. Na escolha dos fundos de investimento é necessário levar em conta esses valores, pois eles têm um impacto importante sobre o retorno. Além disso, os custos devem ser descontados do ganho com a valorização das cotas para que se saiba exatamente qual é a rentabilidade líquida.

 

Um dado muito importante é que mais de 50% dos fundos de investimento disponíveis no mercado não superam o seu benchmark (parâmetro para avaliar a rentabilidade do fundo), ou seja, não atingem os objetivos previamente definidos.

 

Mas isto não quer dizer que é ruim utilizar fundos de investimento, muito pelo contrário! Os fundos são a melhor forma de montar uma carteira de investimentos equilibrada, diversificada e de acordo com os diversos perfis de investidor que existem.

 

O ponto mais importante é: a escolha dos fundos de investimento que farão parte da sua carteira deve ser muito criteriosa e não levar em consideração somente rentabilidade, mas sim diversos critérios, como: capacidade da gestão do fundo, qualificação da equipe envolvida, estratégia de investimento utilizada, correlação com os demais fundos da carteira, entre diversos outros pontos muito relevantes!

 

Na Rissardi Consultoria nós fazemos este trabalho para você. De acordo com o seu perfil e prazo de investimento é possível ter uma carteira de investimentos rentável e com risco controlado. 

 

Quer aprender mais sobre fundos de investimento? Então você precisa baixar nosso E-BOOK GRATUITO: Aprenda a lnvestir do Zero! 

 

Basta clicar neste link: EU QUERO MEU E-BOOK GRÁTIS

 

Gustavo Rissardi

Analista Profissional de Investimentos CNPI 2328

Fique por dentro de todas as novidades e os melhores investimentos financeiros.

Cadastre-se agora para receber!